terça-feira

VOCÊ ACREDITA EM DEUS QUANDO ELE AFIRMA EXISTIR UM ÚNICO MEDIADOR ENTRE ELE E OS HOMENS?



A Palavra de Deus afirma: "PORQUE HÁ UM SÓ DEUS E UM SÓ MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS: JESUS CRISTO HOMEM" (I Tm. 3: 5). Deus nos informa que Jesus Cristo é o único mediador entre nós e Ele - mas por que o único? - Porque, legalmente falando, um mediador só pode ser habilitado para tal função quando cumpre um requisito fundamental: ser conhecedor profundo de ambos os lados os quais intermedeia, garantindo assim, diante da lei, total isenção.



Assim, Jesus Cristo é o único que, de fato, preenche a condição exigida para ser um idôneo (aprovado; habilitado) mediador, ou seja, é , ao mesmo tempo, homem e Deus !



A Bíblia declara a divindade de Jesus Cristo: "Porque nEle foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades: tudo foi criado por Ele e para Ele, e Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele" (Col. 1: 16-17). Em I Jo. 5:20 diz: "E sabemos que já o filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu filho Jesus Cristo: Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna".



Portanto o fato inequívoco é que Jesus Cristo é Deus! Tal fato permite que Ele medeie idoneamente uma das partes envolvidas, ou seja, a parte correspondente a Deus! Mas e quanto à parte correlata ao homem ? - A Bíblia também nos responde esta pergunta: "Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz" (Fp.2: 5-8).



Jesus esvaziou-se a si mesmo, não considerou o fato de ser Deus ou igual ao Deus Pai, resolutamente decidiu fazer-se homem, assim com o seu nascimento, Deus concretizou a primeira parte do Plano de Salvação, ou seja, um mediador idôneo, aprovado e habilitado foi estabelecido.



Lembremo-nos que tal idoneidade se deu pelo fato de Jesus representar as duas partes com profundo conhecimento de causa: Quem pode representar perfeitamente a Deus sem conhecê-lo em sua profundidade? Ou representar o homem sem conhecê-lo em sua essência? - "Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está ? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus" (I Co. 2:11).



Quem pode conhecer o infinito sem que seja infinito? -"Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e quão inescrutáveis são os seus caminhos! Porque quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem deu primeiro a Ele, para que lhe seja recompensado? Porque dEle e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória pois a Ele eternamente, amém" (Rm. 11: 33-36).



Sim, Jesus é um perfeito representante da divindade e completamente idôneo para ser mediador da parte de Deus! Em relação a sua humanidade, a Bíblia nos informa:"E visto como os filhos participam da carne e do sangue, também Ele (Cristo) participou das mesmas coisas ... pelo que convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos ... porque naquilo que Ele mesmo sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados" (Hb. 2: 14-18).



É exatamente por tudo isso que Deus afirma existir um único mediador entre Ele e os homens, portanto, se você tem elegido outros mediadores ou medianeiras entre você e Ele, ainda que esteja fazendo isso com as melhores das intenções, saiba que está pecando diante de Deus, visto que, indiretamente, está criando outros deuses, pois para que alguém seja mediador entre Ele e nós, necessário é que seja, ao mesmo tempo, Deus e homem. Tal busca de outros mediadores é pecado porque conseqüentemente você faz Deus parecer um mentiroso, pois é exatamente Ele quem afirma existir um único mediador entre Deus e os homens (e não esta ou aquela religião, este ou aquele pregador). Teria Deus mentido?



Amigo (a), é preciso que tenhamos coragem para acolher a verdade! Deus nos deixou sua Palavra Sagrada a fim de que, por ela, fôssemos orientados, só cometemos erros por não conhecermos sua segura orientação, por isso Jesus adverte: "... Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus" (Mt. 22:29).



Nossa intenção em escrever essas linhas foi a de agradar a Deus, transmitindo a verdade das Escrituras. Que ninguém pois venha a se perder por não conhecer a vontade soberana daquele que julga todas as coisas e que é Senhor absoluto da verdade. Deus abençoe a todos nós!



0 comentários: